• Alana Anijar

O Tripé da Autoestima

A autoestima pode ser definida como o conjunto de pensamentos, sentimentos e atitudes que se tem sobre si mesmo(a). Esse conjunto define o quanto a pessoa gosta de si mesmo(a) e quanto se valoriza. Investir na sua autoestima é essencial para ter uma boa saúde mental e, por consequência, ter uma melhor relação consigo e com os outros.


Três fatores principais caracterizam a autoestima, e formam o que chamamos de “Tripé da Autoestima”:




1- Autoconceito

O autoconceito é a soma dos pensamentos que você tem a seu respeito. É sua opinião, seu conceito sobre si.


Para refletir sobre seu autoconceito, se pergunte: Quais são suas crenças sobre si? O que você pensa ao se olhar no espelho? Quais qualidades você valoriza em si mesmo(a)?


Se as respostas forem negativas, ou se for muito difícil responder a essas perguntas, isso pode ser um sinal de que você precisa elevar seu autoconceito, se conhecer melhor e valorizar mais as coisas que lhe fazem único(a)!


Se você encontrar crenças negativas, tente ressignificá-las. Olhe para os próprios defeitos com mais gentileza e lembre-se de que a forma que você se enxerga reflete diretamente nos outros dois elementos da autoestima.


2- Amor próprio

O amor próprio está ligado aos sentimentos, e descreve como você se sente sobre si mesmo(a) e sobre o seu valor.


Lembra quando falamos de autocompaixão? Pois é! Pessoas com uma autoestima elevada também são auto compassivas, ou seja, sabem olhar para si mesmas com gentileza, respeitam o seu processo de crescimento e respondem aos próprios erros de forma saudável e construtiva.


Para refletir sobre como anda seu amor próprio, pergunte-se: quais sentimentos você tem ao pensar e falar sobre si mesmo(a)?


3- Autoconfiança

A autoconfiança está ligada aos seus comportamentos, e revela o quanto você se orgulha das próprias atitudes.


A autoconfiança é o reflexo dos outros dois elementos citados, pois os seus pensamentos e sentimentos sobre si mesmo(a) resultam nas atitudes que você tem. Se você pudesse se observar de fora, se orgulharia das suas atitudes? Elas estão alinhadas com a forma como você se enxerga?


Para fortalecer sua autoconfiança, uma dica é refletir sobre as diferentes áreas da sua vida (saúde, finanças, relacionamentos, espiritualidade, profissão, estudos…). Quais áreas você tem negligenciado? O que é importante para você em cada uma delas?


Dedicar tempo e energia a refletir e agir em prol da sua autoestima tem o poder de melhorar não apenas o seu relacionamento consigo mesma, mas também com as pessoas que você ama e que convivem com você. Eu lhe desafio a fazer isso!

2.711 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo