top of page
  • Foto do escritorAlana Anijar

O Princípio dos Micropassos

Temos falado muito por aqui sobre se conhecer e se amar. Temos dado dicas práticas, compartilhado ferramentas, perguntas para reflexão… No entanto, fortalecer sua autoestima, sua inteligência emocional e seus relacionamentos é um processo constante. Ninguém nasce sabendo, ninguém se fortalece da noite para o dia. Assim como para fortalecer os músculos, a autoestima precisa de “treinos” constantes.


A verdade é que toda longa caminhada é feita por pequenos passos. Toda grande conquista é uma soma de pequenas vitórias. Toda grande mudança é uma soma de pequenas decisões!




Por isso, hoje quero apresentar a você o Princípio dos Micropassos. Essa expressão foi cunhada pelo pessoal do Eurekka, um grupo de psicólogos que usa tecnologia para ajudar as pessoas a vencerem os desafios da vida! O “Princípio dos Micropassos” é, portanto, a ideia de que toda grande mudança que queremos ver em nós mesmos(as) passa por pequenos passos, pequenas mudanças e decisões diárias.


Para praticar esse princípio, você pode seguir as seguintes etapas:

1- Identifique algo que queira mudar em si mesmo(a). Por exemplo: “Quero fortalecer meu auto conceito”.

2- Identifique momentos da sua rotina/contextos em que essa mudança poderia se manifestar. Por exemplo: “Ao me olhar o no espelho”.

3- Defina um micropasso relacionado a essa mudança e a esse contexto. Por exemplo: “Quando eu me olhar no espelho, vou dizer em voz alta uma coisa boa sobre mim”.


Além disso, buscar apoio de amigos(as) e familiares com quem você se sinta acolhido(a) e aceito(a) também pode lhe ajudar a se manter focado(a) na sua jornada. Assim como pequenos passos podem levar a um belo destino, não subestime o poder das pequenas mudanças! Quando unidas, elas fazem uma grande diferença para nossa autoestima e relacionamentos.


1.407 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page