top of page
  • Foto do escritorAlana Anijar

Praticando a Atenção Plena

“Atenção plena” (ou mindfulness) é a prática de estar presente. É não viver pensando no passado, e nem viver planejando o futuro. É focar naquilo que está no seu controle.


Focar no "aqui e agora" é mais difícil que parece, mas é essencial para evitarmos que o estresse e a ansiedade tomem conta dos nossos dias. Por isso, hoje, decidi compartilhar com você algumas dicas para viver o presente.


1- Quando fizer uma refeição, dê ao seu alimento toda atenção que puder. Perceba as cores, texturas, sabores, sons. Note o peso do seu corpo na cadeia onde senta, e a forma que seu corpo reage ao alimento. Aproveite esse momento e agradeça pelo privilégio de poder se alimentar.


2- Tire um minutinho entre uma tarefa e outra para fechar os olhos e respirar bem fundo. Use técnicas de respiração para aumentar seu foco e reduzir seu estresse. Um exemplo é a “respiração quadrada”. Para praticá-la, respire fundo por 4 segundos, segure o ar por 4 segundos e solte por 4 segundos. Repita esse processo quantas vezes for necessário.


3- Tire um tempo da sua semana para estar em contato com a natureza (mesmo que seja abrindo a janela e sentindo a brisa, escutando os passarinhos e apreciando a vista, seja ela qual for!). Respirar um pouco de ar livre é saudável não apenas aos nossos pulmões, mas a nossa mente também.


4- Quando estiver conversando com alguém, evite fazer outras tarefas, como mexer no celular e elaborar sua resposta enquanto ela fala. Escute ativamente. Perceba suas reações faciais e sua linguagem corporal. Exercite a empatia nesse momento. Colegas de trabalho, familiares, amigos, desconhecidos… todos querem ser ouvidos!


5- Quando uma emoção aparecer com muita intensidade, tire alguns segundos para respirar fundo antes de responder a ela. Tente não agir impulsivamente. Em vez disso, respire fundo, pense sobre como se sente e o por que se sente assim. Tome uma escolha consciente sobre como vai responder a essa emoção.


6- Crie o hábito de escrever sobre seu dia no final dele. Pense sobre coisas que você viu, ouviu, provou e sentiu. Isso vai aumentar sua consciência emocional e social. Com esse hábito, você vai ser mais capaz de reconhecer as próprias emoções, acolher as emoções dos outros e exercitar a empatia. Também use essa prática para exercitar a gratidão! Perceba as coisas simples da vida que lhe dão prazer.


Exercitar a atenção plena em um mundo competitivo e acelerado é um grande desafio, mas é muito necessário para vivermos de forma mais consciente e saudável. Para começar, identifique momentos do seu dia em que você pode exercitá-la.


Como você vai praticar atenção plena esta semana?


646 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page