• Alana Anijar

"Quero ter mais autoestima, me ajuda?"

Atualizado: 3 de abr. de 2020

Tenho recebido diariamente este tipo de mensagem de mulheres. Eu fico realmente sensibilizada ao ver tantas mulheres lindas, inteligentes, com um baita potencial… desperdiçando isso por falta de uma autoestima positiva e saudável.


Pessoas com baixa autoestima não conseguem enxergar suas próprias qualidades e talentos de forma adequada. Normalmente, nunca se colocam em primeiro lugar, mas fazem tudo para agradar os outros e em troca não recebem nenhum reconhecimento (ou enxergam assim). Algumas já deixaram de sonhar, acreditam que não conseguem mais mudar e já perderam a esperança de cumprirem a própria palavra em relação aos seus próprios objetivos.


A autoestima baixa, em seu extremo, pode até contribuir para que elas permaneçam em relacionamentos abusivos ou insatisfatórios pelo medo de ficarem sozinhas – acreditam que não vão conseguir encontrar alguém melhor. Talvez esse seja o seu caso ou de alguém que você conhece.


Queria dizer primeiro, que não existe nenhum segredo ou fórmula mágica que possa mudar sua Autoestima de uma hora para outra. Pense em sua história de vida e tudo que aconteceu até hoje para sua Autoestima estar assim hoje – uma série de acontecimentos e decisões ao longo dos anos te trouxeram até aqui. Por isso, é preciso que outras decisões aconteçam a partir de hoje para gerarem outros acontecimentos.


Se você se identificou de alguma forma com os exemplos descritos aqui, é provável que seus pensamentos e sentimentos sobre si mesmas estejam distorcidos e inadequados. Isso é assunto para um outro texto. O que preciso te dizer hoje, para te ajudar a de fato ver uma mudança em sua Autoestima a partir de hoje – e falo isso com toda empatia, amor e carinho – é que você precisa começar a se responsabilizar pela sua própria vida.


Eu sei, é difícil. Muitas pessoas te feriram e muitas situações já te prejudicaram. Mas agora é a hora de você fazer por você mesma, mesmo que seus pais não tenham feito lá atrás. É hora de você começar a fazer as escolhas certas para o seu próprio bem. É hora de começar a se conhecer, de focar em você, de buscar ser o melhor que você pode ser.


Para agora por um instante, fecha os seus olhos, coloca as mãos no seu coração e se conecte com você mesma. Veja o quão longe você chegou, mesmo com tantas dificuldades. Agora, se dê o direito de tomar uma decisão que vá fazer com que você tenha ORGULHO de você mesma nos próximos dias. Comece agora mesmo e faça isso dia após dia.


E o mais importante de tudo: não desista de você mesma!


320 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo