• Alana Anijar

A Coragem de Ser Imperfeito: Um livro sobre o poder da vulnerabilidade

Já sei o que você deve estar pensando. “Poder” e “vulnerabilidade” não são palavras que combinam muito, certo? Errado.


Em seu livro “A Coragem de Ser Imperfeito”, Brené Brown, uma professora, doutora e autora estadunidense explica que ser vulnerável é, na verdade, ser corajosa(o). Admitir fraquezas, erros e imperfeições faz parte da vida. Viver exige experimentar riscos, incertezas, frustrações. Fugir, negar ou suprimir emoções como o medo, a raiva e a tristeza também nos fecha para conexões genuínas com os outros e para auto-aceitação.


A vulnerabilidade nos faz humanos, e nos permite exercitar a verdadeira empatia - aquela que não apenas ouve, mas acolhe; que não apenas compreender, mas abraça. Ser vulnerável é ser corajosa(o). É admitir que se vive em um constante processo de crescimento e aprendizagem, permitindo que os outros façam parte dele.


Quando dizemos “eu te amo” primeiro, pedimos perdão por um erro que cometemos, pedimos ajuda, admitimos uma imperfeição, encaramos medos ou traumas, estamos sendo vulneráveis. Fazer essas coisas nos permite viver a vida de forma plena. Pessoas que evitam situações em que terão que encarar suas fraquezas se distanciam de experiências que dão significado à vida!


Brené Brown diz em seu livro: “Vulnerabilidade não é fraqueza; e a incerteza, os riscos e a exposição emocional que enfrentamos todos os dias não são opcionais. Nossa única escolha tem a ver com o compromisso. A vontade de assumir os riscos e de se comprometer com a nossa vulnerabilidade determina o alcance de nossa coragem e a clareza de nosso propósito. Por outro lado, o nível em que nos protegemos de ficar vulneráveis é uma medida de nosso medo e de nosso isolamento em relação à vida”.




Se quiser aprender mais sobre a relação entre vulnerabilidade e coragem, e sobre as formas saudáveis e construtivas de demonstrar vulnerabilidade, leia o livro “A Coragem de Ser Imperfeito”. Tenho certeza de que ele lhe inspirará muitos novos aprendizados!


Para acessar o livro, clique aqui. Para assistir à palestra da Brené Brown com legendas em português, clique aqui.


Depois, me conte o que achou aqui nos comentários!


1.749 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo